domingo, 13 de abril de 2008

Primeiro BBS de Varginha

Nesta época eu tinha o hábito de ler o jornal O Globo, por influência de minha mãe, e já existia um caderno especial chamado "Informática Etc", editado por Cora Ronai, e que me inspirou muito em relação à tecnologia, principalmente a coluna do B. Piropo. Ouvia falar muito de interconexão de computadores via modem e BBS - Bulletin Board System, mas tudo parecia muito distante.
Em 1993, enquanto eu terminava minha pós-graduação em Análise de Sistemas, conheci algumas pessoas muitos inteligentes como Elton Ruas e Cláudio Moreno. Interessei-me pela internet, comprei uma placa de fax-modem e deixei de ser uma ilha.
Cheguei a criar um BBS em casa e pedia para os alunos acessarem, mas quase ninguém tinha um modem, então eu só tinha uns dois usuários no meu BBS (ainda bem, porque eu só tinha uma linha telefônica e só poderia ter um usuário conectado de cada vez). Não se tinha muita coisa para fazer no BBS mas era muito excitante ver dois computadores se comunicando (pura coisa de nerd...).
O software que eu usava chamava-se PC-Board, e veio gravado em um disquete como brinde em uma edição da revista PC-Magazine (se não me engano). Lembre-se que não havia como baixar software naquela época. Dependíamos de revistas, amigos e os piratas da Santa Efigênia em São Paulo para conseguirmos o que precisávamos (hard times).
Foto: tela principal do Sysop (operador do sistema) do PC-Board.

Nenhum comentário: